segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Prédio danificado pelas chuvas é interditado pela Defesa Civil

Um prédio do Residencial Lindoia, na zona leste de Londrina, foi interditado pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil por conta do risco de desabamento. A sequência de dias chuvosos na cidade fez com que a estrutura do edifício apresentasse rachaduras e trincas nas paredes, escadas e no terreno do entorno. Dezesseis famílias que moravam no prédio, localizado na Rua João Stringheta, evacuaram o local neste domingo(16).




Segundo o engenheiro da Companhia de Habitação (Cohab) e membro da Defesa Civil em Londrina Heleno Solano Rabello, que esteve no local, a obra é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal (CEF) e tem cerca de seis anos. Moradores informaram que o prédio já apresentava algumas rachaduras, que foram agravadas pelas chuvas que caíram na cidade nos últimos dias.


Bancários encerram greve e voltam ao trabalho em Londrina

 Uma assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (17) pôs fim à greve dos bancários em Londrina. Segundo o presidente do sindicato da categoria na região, Wanderley Crivellari, a votação da proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na última sexta (14) foi aprovada por unanimidade e os trabalhadores já voltam ao trabalho ainda nesta manhã.

Para Crivellari, a proposta contemplou minimamente as reivindicações da categoria. Essa foi a greve mais longa dos últimos sete anos, com 18 dias de duração.

Saiba maisGreve dos bancários completa duas semanas com 94% das agências fechadas

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Azul Linhas Aéreas quer operar três voos em Londrina a partir de 2012

Depois de trocar Londrina por Maringá em 2009, a Azul Linhas Aéreas voltou a se interessar pelo mercado aéreo da cidade. A empresa pediu autorização para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar em 1º de fevereiro de 2012 a operar a linha Londrina-Campinas.

Segundo nota encaminhada à imprensa, a partir do aeroporto paulista estarão disponíveis conexões para destinos como Rio de Janeiro, Natal, Porto Alegre, Brasília e Recife

Se for autorizada, a Azul operará em três horários diferentes.

Mudança

Em abril de 2009, o prefeito Barbosa Neto (PDT) reuniu a imprensa para anunciar o início das operações da Azul em Londrina. No entanto, um mês depois a empresa desistiu do projeto e decidiu desembarcar em Maringá, Noroeste do estado.

Na ocasião, a justificativa foi de que a área de influência do aeroporto de Maringá é “marginalmente maior” que no Norte do Paraná.

Fonte: Jornal de Londrina

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Projeto que aumentava restrições aos fumantes é vetado

O projeto de lei que aumentava as restrições aos fumantes de Londrina foi vetado integralmente pelo prefeito Barbosa Neto (PDT), na segunda-feira (3). A proposta do vereador Márcio Almeida (PSDB) foi aprovada no dia 13 de setembro e previa a proibição do consumo de cigarros em praças, parques infantis e em áreas destinadas à prática esportiva ou ao lazer.

Segundo nota, encaminhada pela assessoria da Prefeitura, o veto foi baseado em um parecer da Procuradoria-Geral do Município que apontou que a lei aprovada seria inconstitucional. A procuradoria ressaltou que o assunto é de interesse nacional e a União tem poder para legislar o tema. “O município não poderia editar legislação própria sobre o tema de saúde pública e em relação aos produtos fumígenos, mas apenas adaptar, complementar a legislação federal, naquilo que se mostrasse necessário à situação peculiar desta comuna, e não implementar novas restrições não previstas em legislação federal”, afirmou a procuradoria no parecer.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Londrina abre neste sábado a "Semana da Paz"

O jornalista André Trigueiro abre, neste sábado (17), às 17h, as atividades da 11ª Semana Municipal da Paz de Londrina e Região, que vai até o próximo dia 25, com a palestra “Mídia de paz: a contribuição da imprensa na construção de um mundo sustentável”, no Hotel Blue Tree, que fica na avenida Juscelino Kubitscheck, 1356, O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

Trigueiro é apresentador do Jornal das Dez da Rede Globo e editor chefe do programa Cidades e Soluções, da Globo News. “Ele vai falar sobre o que a imprensa pode fazer para ajudar na construção de uma cultura de paz, vendo além dos problemas, que toda cidade tem, mas buscando soluções”, contou o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ), Luis Cláudio Galhardi.

Galhardi também comentou que o jornalista busca chamar a atenção para a criação de programas que realmente sejam educativos. “Por isso, é muito importante que os profissionais de imprensa compareçam à palestra”, disse.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pela terceira vez campanha de vacinação contra pólio é prorrogada em Londrina

 A Diretoria de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde em Lonrina prorrogou, pela terceira vez, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil). A data prevista para o término era a última sexta-feira (2) e foi adiada para o dia 16. São mais 10 dias, para atingir a meta de 95% das crianças menores de cinco anos, determinada pelo Ministério da Saúde.

Segundo a diretora de Epidemiologia, Sandra Caldeira, até agora, o município atingiu 87% das 32.721 crianças que devem ser vacinadas. Quando a Campanha foi prorrogada pela segunda vez, no dia 26 de agosto, Londrina tinha vacinado cerca de 27 mil crianças. Houve um amento de mil crianças imunizadas neste período.

"É importante que haja uma alta cobertura na vacinação. Países da África e da Ásia registraram a presença do vírus", comentou. No Brasil não há nenhum caso confirmado desde 1989. Conforme a diretora explicou, esta é uma determinação de Londrina para atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Prefeitura promete acabar com buracos nas ruas de Londrina em cem dias


Proposta foi anunciada pelo prefeito Barbosa Neto (PDT) durante entrevista coletiva nesta quarta. No período, administração pretende recuperar 1 milhão de metros quadrados em várias regiões da cidade.

Em cem dias os motoristas de Londrina devem ficar livres, em parte, dos buracos nas ruas da cidade. Esse é o prazo estipulado pelo prefeito Barbosa Neto (PDT), durante entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (31). Ele anunciou a compra de 1 milhão de metros quadrados de pavimentação asfáltica para recape de vias de várias regiões da cidade.

De acordo com o prefeito, 800 mil metros de pavimentação asfáltica já foram compradas e serão destinadas para obras nas regiões oeste, norte e sul. A administração municipal negocia a compra de mais 200 mil metros para serem usados em obras na área central.

“Esse assunto foi abandonado nos últimos anos em Londrina. Nos últimos meses, compramos uma moderna usina de asfalto e a partir da próxima segunda novos funcionários estarão trabalhando no local”, afirmou o prefeito.

A primeira etapa da obra terá custo de R$ 2,9 milhões. O município será responsável pelo fornecimento da massa asfáltica e duas empresas terceirizadas realizarão o serviço.

Fonte: Jornal de Londrina

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Temperatura chega a 34,8º no dia mais quente do ano em Londrina

Londrina enfrentou o dia mais quente do ano nesta segunda-feira (29). Em pleno inverno, os termômetros na cidade marcaram, por volta das 14h30, a temperatura de 34,8º C. Até então, o recorde havia sido registrado em fevereiro, quando o Instituto Tecnológico Simepar anotou 34,1º C. A aproximação de uma frente fria sobre o Sul do país não trará chuvas para a cidade e contribui para a manutenção de altas temperaturas, pelo menos até terça-feira.

Com as temperaturas elevadas, a qualidade do ar fica comprometida. Segundo o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen, a umidade relativa do ar em Londrina é de 29,3%, o que já pode causar danos à saúde. “Entre 20% e 30% já é considerado estado de atenção pelo Ministério da Saúde”.

Com o clima seco e quente, a recomendação é evitar exposição ao sol e atividades físicas ao ar livre, principalmente nas primeiras horas da tarde. É importante se hidratar bastante até mesmo durante a noite, quando o ar continuará seco, de acordo com o meteorologista.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Maratona pé-vermelho


Londrina inicia a semana se preparando para a sua grande maratona internacional, marcada para este domingo. A primeira largada será às 6h30, no Shopping Catuaí, com a maratona e a meia-maratona femininas. A maratona masculina larga às 7 horas, no mesmo local. As duas maratonas de 42km terminam também no shopping. Já as meias-maratonas (masculina e feminina) terão a chegada no Centro Cívico. As inscrições confirmadas até ontem somavam 1.465 maratonistas, com mais 88 a serem confirmados. O limite máximo de inscrições é de 1.600 pessoas.

A I Maratona Internacional de Londrina também abriga as corridas de 5km, masculina e feminina, com largadas programadas para as 8 horas e 8h15, respectivamente. José Eugênio Zaninelli, coordenador do evento, disse que há um entusiasmo geral na cidade. “É um evento grandioso, pois a maratona é o símbolo máximo do ideal olímpico. É um evento da cidade e histórico”, definiu.

Zaninelli fez um pedido espacial para os motoristas de Londrina para que tenham paciência, pois no domingo grandes avenidas e vias da cidade terão trânsito interditado, total ou parcialmente, das 6 horas às 14 horas (veja o trajeto na ilustração). “Nós estamos pedindo a colaboração dos motoristas. No percurso de 42km já foram colocadas placas alusivas à maratona nos postes e a parti desta quarta-feira a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) colocará faixas nas avenidas e ruas do percurso”, informou.

Atrações

Entre os inscritos confirmados até ontem estão maratonistas de destaque no Brasil como Marizete Paula Rezende, vencedora da São Sivestre de 2002 e vice em 2007, além de vice na Maratona de Buenos Aires em 2010; Sueli Pereira da Silva, primeira entre as brasileiras da última Maratona de São Paulo (chegou em quarto lugar), primeira na Meia-Maratona Linha Verde neste ano e segunda na Corrida de 25km de Aracaju e na Maratona Internacional do Rio em 2010; Paulo Rogério Braga Gonçalves, primeiro no Circuito Popular 30km do Rio em 2010; Élson Alex Gracioli, que já venceu a Maratona do Rio de Janeiro em 2007; José Eraldo de Lima, vencedor nas maratonas de Dourados (MS), e La Paloma Paraguay em 2010; Gilialdo Kobal, primeiro na Meia-Maratona de Gaspar (SC) neste ano; Leone Justino da Silva, bicampeão da Maratona do Rio e vencedor da Maratona de Barcelona; Nestor Ariel Garcia, primeiro na Maratona de Buenos Aires em 2000; e Glenn Grossman, veterano de 40 maratonas e 90 triatlos.

Serviço – As inscrições para a I Maratona Internacional de Londrina vão até quinta-feira, dia 25. O valor é R$ 45. Mais informações no site www.maratonadelondrina.com.

Fonte: Jornal de Londrina

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Usuários do transporte coletivo podem pagar mais barato em Londrina


A tarifa do transporte coletivo em Londrina deve voltar, novamente, para o valor de R$ 2,10. Essa é a conclusão do promotor de Defesa do Consumidor, Miguel Sogaiar, ao analisar a decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ). A 5ª Câmara do TJ acatou um recurso do MP que pedia a nulidade do decreto municipal 29/2010, assinado em janeiro de 2010, pelo prefeito Barbosa Neto (PDT), que reajustou a passagem na época de R$ 2,10 para R$ 2,25.

De acordo com o promotor, a decisão foi determinada em julho, mas ele teve acesso ao acórdão somente nesta semana. Na manhã desta quarta-feira (17), Sogaiar afirmou que estava lendo a decisão, por isso, não queria se manifestar. No entanto, ele ressaltou que as tarifas devem abaixar imediatamente.


quinta-feira, 21 de julho de 2011

Prefeitura lança edital de R$ 6 milhões para comprar câmeras de segurança

A Prefeitura de Londrina lançou um edital para a compra de 400 câmeras de segurança. O valor total da licitação é de R$ 6,4 milhões e a previsão é que os equipamentos estejam em funcionamento até o final do ano. O anúncio da compra foi feito durante entrevista do prefeito Barbosa Neto, na manhã desta quinta-feira (21).

Das 400 câmeras, a metade será com giro de 360° e com zoom. Esses equipamentos serão instalados em praças e vias de grande movimentação. “Vamos fazer um estudo com a Polícia Militar dos locais que devem ser monitorados. Pretendemos instalar as câmeras em ruas usadas como rota de fuga de criminosos”, explicou o secretário de Defesa Social, Joaquim Antonio de Melo.

As câmeras fixas serão instaladas nos prédios públicos, como as escolas. O monitoramento das imagens será realizado pela Guarda Municipal.

Fonte: Jornal de Londrina

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sem freio

Uma decisão antecipada. É assim que o jogo de hoje, às 20h15, entre Londrina e Toledo, no Estádio do Café, está sendo encarado, na 4ª rodada do returno da Segundona Paranaense. Os dois times têm campanhas parecidas, sendo que a equipe do oeste tem um empate a mais na soma dos dois turnos (3 a 2). Cada um perdeu um jogo. O primeiro turno foi decidido a favor do Tubarão num detalhe: o gol solitário de Arthur fora de casa na vitória contra o próprio Toledo. A diferença de dois pontos persiste até hoje na classificação geral. No returno, ambos têm três vitórias, com o Londrina à frente no saldo de gols (15 a 4).

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Decisão para o Londrina Esporte Clube

Restando quatro rodadas, LEC recebe o Nacional, concorrente direto na disputa do título do primeiro turno. Time busca a quarta vitória seguida

O Londrina vai em busca hoje de sua quarta vitória seguida na Segundona. E repete o mesmo time dos últimos dois jogos para enfrentar o Nacional, de Rolândia, a partir das 20h30, no Estádio do Café, na tentativa de manter a liderança do primeiro turno, em duelo que pode ser encarado como decisivo. Isso porque o NAC, terceiro colocado, com 10 pontos, é um concorrente direto do Tubarão na briga pelo primeiro lugar, posição que garante uma vaga na fase final.

Outro candidato ao título é o Serrano, contra quem o LEC já jogou. A equipe de Prudentópolis tem os mesmos 13 pontos do Alviceleste e tudo para chegar aos 16 hoje, já que recebe em casa o lanterna São José. Por isso, a vitória é fundamentam para o time de Cláudio Tencatti, que
espera um grande público no Café.

O treinador negou ontem que o treino fechado à imprensa na última terça-feira à noite, no local do jogo, tivesse sido uma manobra para esconder inovações táticas. A SM Sports não deu explicações sobre o “treino secreto” e o fato não repercutiu bem entre os profissionais de imprensa, que tiveram o trabalho dificultado. Na programação da SM, o acesso dos jornalistas aos treinamentos do Tubarão acontecem sempre às terças e sextas-feiras, rotina quebrada anteontem. Em compensação, a atividade de ontem à tarde no CT da SM foi aberta à imprensa.

terça-feira, 31 de maio de 2011

FILO - Festival Internacional de Londrina divulga programação 2011

A edição 2011 do Festival Internacional de Londrina (FILO) acontece de 10 a 26 de junho, transformando o Norte do Paraná em grande palco das artes cênicas. O evento completa 43 anos, consolidando-se como o mais antigo do gênero na América Latina. O FILO 2011 terá uma programação com 12 espetáculos internacionais e 35 produções nacionais e locais.

Durante os 17 dias de evento, uma extensa programação com mais de 90 apresentações será levada a salas de espetáculos e também a praças, parques,campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e municípios vizinhos.

A programação terá ainda a agenda de atividades formativas voltada a estudantes e profissionais da área e os projetos socioculturais
desenvolvidos na comunidade.

Para a abertura do Festival, dia 10 de junho, às 20h30, no Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85), foi convidada a companhia Ballet de Londrina, que faz a estreia nacional do espetáculo "A Sagração da Primavera".

Ingressos

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bombeiros e HU se reúnem para discutir retenção de macas

O comando do Corpo de Bombeiros e a direção do Hospital Universitário (HU) de Londrina se reuniram, na manhã desta segunda-feira (9), para tratar da retenção de macas da corporação na unidade de saúde. Segundo os bombeiros, o problema tem impedido que as ambulâncias na realizem outros atendimentos. O empréstimo de duas macas do Siate para o HU foi a solução paliativa encontrada.

Na tarde do domingo (8), uma ambulância do Siate ficou parada no hospital por duas horas esperando que a maca que estava o paciente fosse liberada. O tenente do Corpo de Bombeiros Rodrigo da Costa disse que o problema tem sido frequente e ocorre também em outros hospitais. “O problema é a falta de infraestrutura dos hospitais”, disse.


O procedimento normal é o paciente ser retirado de dentro da viatura com a prancha plástica e colocado na maca do hospital, de acordo com o oficial da corporação. No entanto, é frequente, segundo o tenente, não ter maca disponível do hospital. Neste caso, o paciente é transportado para dentro do centro médico com a maca da viatura. No domingo, ninguém do HU quis se manifestar.

A diretora-clínica do Hospital Universitário, Denise Machima, disse, à reportagem do Paraná TV, que a situação é um reflexo da falta de infraestrutura do setor da saúde de Londrina. Ela ressaltou que a unidade está atendendo um ofício encaminhado pelos bombeiros para evitar a entrada das macas da corporação na unidade.

No entanto, ela disse que em casos mais graves, e quando não há macas do hospital, a maca dos bombeiros tem que entrar para que o atendimento emergencial seja realizado.

Fonte: Jornal de Londrina

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Londrina está na rota do Rumos Artes

Instalações, objetos, pinturas, esculturas e desenhos. Ou então um mix de tudo isso, uma espécie de hibridismo da arte, que mistura diversas linguagens. O curador Franzói, de Santa Catarina, quer saber o que Londrina está produzindo no campo das artes visuais. Ele é o responsável por um mapeamento da produção contemporânea local. O objetivo é estimular e orientar os artistas a inscreverem projetos no edital do Rumos Itaú Cultural, aberto em fevereiro deste ano, e que prossegue até 29 de maio. A partir de julho, os trabalhos selecionados serão patrocinados pelo programa durante os próximos dois anos.

“Espero ver uma produção contemporânea, de artistas emergentes e que estejam conversando com o hoje, discutindo com a sociedade e o mundo contemporâneo através da poética”, afirma Franzói. O curador estará na Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (Av. JK, 1973), na manhã de sábado, a partir das 9h30, para ver portifólios, analisar trabalhos e orientar artistas a se inscreverem pela internet no edital. “O objetivo é divulgar o Rumos e também orientar como participar, como preparar o portfolio. Vou tirar dúvidas de como funciona”, diz.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Caminhão do Peixe estará no Parque Ney Braga

Durante os 11 dias de ExpoLondrina – 7 a 17 de abril – o Feira - Caminhão do Peixe estará no Parque de Exposições Ney Braga, comercializando peixes a preços acessíveis, ao lado do Pavilhão Internacional.

O Feira – Caminhão do Peixe faz parte do programa “Peixe no Bairro”, desenvolvido pelo governo federal, por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura, e implementado em Londrina em parceria com a Prefeitura Municipal e Associação Norte Paranaense de Aquicultores (Anpaqui). O veículo percorre bairros da cidade, comercializando os produtos.

Na ExpoLondrina, o caminhão comercializará duas espécies de peixe, Tilápia e Pacu. O vice-presidente da Anpaqui, Luiz Henrique Fernandes, informa que essas são espécies produzidas na região. Os produtos são congelados, mas sempre por um período curto, segundo Fernandes, uma vez que o caminhão é abastecido de duas a três vezes por semana.  A venda, na ExpoLondrina, será feita diariamente, a partir das 13 horas.

“O objetivo deste programa é levar produtos de qualidade à população a preços acessíveis, e fomentar a atividade da pesca”, comenta Fernandes.

Fonte: Sociedade Rural do Paraná

sexta-feira, 18 de março de 2011

Londrina encerra participação na Superliga com derrota

Time foi derrotado por 3 sets a 0 para o Pinheiros Sky. Equipe agora foca na segunda temporada no ano

O MM/Londrina/Sercomtel encerrou a primeira temporada na Superliga Masculina de Vôlei com derrota para o Pinheiros Sky, de São Paulo. Jogando no Moringão, na noite da quinta-feira (17), o time perdeu por 3 sets a 0.

O jogo começou disputado. O primeiro set foi vencido pelo time paulista por 29 a 27. A equipe do londrinense Giba continuou superior na partida fechando os dois sets seguintes em 25 a 19 e 25 a 22.

Segunda temporada

O Londrina agora começa a pensar na reformulação da equipe para a segunda temporada na Superliga. A principal intenção da diretoria do clube é começar mais cedo a preparação da equipe, o que deve acontecer em junho.

O tempo curto para realizar um trabalho de base com os jogadores foi apontado pelo técnico Chiquita como um dos fatores que impediram o time de avançar na competição.

Fonte: Jornal de Londrina

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Prefeitura quer ajuda do Exército para combate ao mosquito da dengue

Intenção é realizar uma limpeza geral na cidade para reduzir os índices de infestação do mosquito transmissor da doença

A Prefeitura de Londrina quer a ajuda do Exército para combater os focos de dengue. Segundo a secretária de Saúde, Ana Olympia, já foi feito um primeiro contato solicitando o apoio do Exército para uma limpeza geral na cidade. A informação foi dada pela secretária ontem à tarde, durante a entrevista coletiva para apresentar dados parciais do Levantamento do Índice Rápido do Aedes (Lira) realizado pela Vigilância Epidemiológica. O Lira mostrou que as regiões sul, centro e leste continuam em situação de risco com índices de infestação do mosquito de 6,39%, 5,49% e 6,02%. De acordo com o Ministério da Saúde, índice acima de 3,9% indica situação de risco.

A secretária não descartou possibilidade de uma epidemia no Município nas mesmas proporções da ocorrida em 2003, quando Londrina teve quase 8 mil casos confirmados da doença. Esse ano, até 17 de fevereiro, são 638 casos confirmados.

Uma força-tarefa realizada na região leste, que apresenta a maior incidência de casos confirmados - 478, teria sido responsável pela diminuição do índice de infestação, segundo o coordenador de Endemias, Elson Belisário. “Em 29 de dezembro do ano passado fizemos um relatório e o nível de infestação estava acima de 15%”, disse. Agora as ações de controle serão mantidas na zona leste e intensificadas na zona sul, segundo Belisário. Daí o pedido de apoio ao Exército.

O subtenente Agenor Pereira, instrutor chefe do Tiro de Guerra de Londrina disse ao JL que os atiradores só serão incorporados em março. “Estão fazendo matrículas e este apoio poderá ser solicitado após meados de março.”

O diretor da Vigilância Sanitária, João Martins informou que um dos problemas graves são as obras paradas na cidade. “Enviamos um comunicado ao Crea, por meio do gabinete do prefeito, pedindo para tomarem medidas junto a empresas e construtoras que têm obras paradas.”

Nas ações de notificação, segundo Martins, nem a própria Prefeitura foi poupada. Ontem, o Autódromo Ayrton Senna foi notificado depois de uma fiscalização constatar milhares de pneus com água. O prazo para regularizar a situação é 24 horas.

De acordo com os dados apresentados ontem pela Secretaria de Saúde, esse ano foram 3.624 casos suspeitos de dengue, em Londrina. Destes, 638 são confirmados, 205 já foram descartados e outros 2.781 aguardam resultado ou coleta de exame. Dos quatro casos de morte, um foi confirmado, outro foi descartado e outros dois estão sendo investigados. Foram também confirmados seis casos de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD).

Fonte: Jornal de Londrina

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Vigilantes encerram greve e bancos reabrem nesta segunda

Profissionais decidiram, em assembleia nesta manhã, acertar a proposta patronal. Bancos reabrem depois de sete dias de atendimentos paralisados


Os vigilantes de Londrina decidiram, em assembleia na manhã desta segunda-feira (7), encerrar a greve ca categoria. Com isso, os bancos, que estavam fechados por conta da paralisação, voltam a atender normalmente a partir das 11h.


Um dos motivos para o fim do movimento, segundo o Sindicato dos Vigilantes, é que somente na cidade os profissionais ainda continuvaam de braços cruzados.

Em entrevista à Rádio CBN, o presidente do sindicato, Orlando Luiz de Freitas, afirmou que houve avanços nas negociações, com os patrões oferecendo aumento salarial de aproximadamente 4%, além da reposição da inflação e aumento no valor do ticket refeição para R$ 13 por dia.

Fonte: Jornal de Londrina

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

UEL divulga hoje a lista dos aprovados do vestibular 2011

A Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da Universidade Estadual de Lodnrina (UEL) divulgou nesta terça-feira (18), às 12h, o resultado do Vestibular 2011. A lista de aprovados pode ser conferida aqui. A relação também está disponível no site da universidade.

O JL está distribuindo, no campo de futebol do Zerão, uma edição especial com o nome dos 3.100 aprovados a partir do meio-dia. A superfesta, promovida pelo curso Sigma Vestibular, conta com bandas, DJs, professores e, claro, ovo e farinha para os calouros comemorarem o resultado”.

Ao todo, são 3.100 aprovados na primeira chamada do concurso, para os 44 cursos de graduação oferecidos pela UEL.

Os aprovados no concurso deverão fazer a pré-matrícula pela internet, no próprio site da COPS, a partir desta quinta-feira (20). O prazo segue até o dia 24.

2ª Chamada

Quem não passou na primeira convocação, pode declarar interesse na lista de espera da 2ª chamada do vestibular. O processo também deve ser feito pela internet, na página da COPS, a partir desta quarta-feira (19). O prazo final é dia 24.

Fonte: Jornal de Londrina

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Cidade Limpa

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), sancionou em julho do ano passado a lei 10.966/10 que trata do projeto Cidade Limpa. Desde a sanção, os donos de estabelecimentos comerciais da cidade tiveram 180 dias para se adequar à lei.

O prazo está se esgotando; a partir do dia 2 de fevereiro de 2011, quem estiver fora dos padrões estará sujeito às penalidades. “A multa é de R$ 1.000,00, mais R$ 100,00 o metro quadrado de área que exceder o limite de publicidade que está na lei”, ressalta o diretor de trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Wilson de Jesus. Segundo ele, o prazo não será adiado.

“90% das fachadas ainda não foram trocadas. Agora, neste mês, que aumentou a procura”, diz o gerente da Lumilon Comunicação Visual, Carlos Vinicius Correa.

O órgão já institui uma coordenadoria de fiscalização de comunicação visual. Nos últimos dias, agentes da CMTU estão circulando as principais áreas de comércio da cidade alertando sobre a lei.

O proprietário da ótica Gouveia, Wmirson Gouveia, iniciou no final de semana a retiradas dos painéis da fachada da sua loja. “Percebi que a loja ficou mais clara. Acredito que isso vai valorizar a fachada.”

A lei permite somente um anúncio por imóvel, seja ele público ou privado. Anúncio este que deve ser apenas indicativo, ou seja, as placas, painéis, letreiros, totens e demais recursos devem ser utilizados unicamente para identificar a atividade desenvolvida.

O tamanho do anúncio indicativo não pode ultrapassar 1,50 metros quadrados para imóveis com testada (fachada) inferior a 10 metros lineares. Quando a área for maior que os 10 metros, a área total do anúncio será aplicada a proporcionalidade de 15% e será limitada ao máximo de 20 metros quadrados.

“Tudo bem que existem fachadas exageradas, mas o tamanho exigido pela lei é muito pequeno. Não se pode generalizar”, comenta a gerente da Léo Cosméticos, Marta Vioto.

A proprietária da Sign Logos, Maria Lúcia Ferreira Souza, comenta que muitas fachadas precisam primeiramente do serviço do pedreiro e pintor, para depois ser colocada a identificação. “Está tudo muito vago para o empresário, não tem informação suficiente, a cartilha saiu há 60 dias”, diz Maria Lúcia.

É bem provável que as empresas de comunicação visual não deem conta da demanda nos próximos 20 dias. A recomendação da CMTU é que retirem a fachada. “A ausência de fachada não implica multa”, afirma Wilson de Jesus.

“Estamos muito preocupados, porque não existe mão de obra suficiente, o tempo de seis meses foi pequeno pela quantidade de fachada que tem para ser trocada”, observa o vice-presidente da Acil, Flávio Montenegro Balan.

Fonte: Jornal de Londrina